Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar Bem - Diário de uma Mãe com 3 filhos

Conversas semi-privadas sobre a educação dos meus filhos, ideias sobre como criar um ambiente positivo e que favoreça o desenvolvimento de bebés e crianças mais felizes.

Educar Bem - Diário de uma Mãe com 3 filhos

Conversas semi-privadas sobre a educação dos meus filhos, ideias sobre como criar um ambiente positivo e que favoreça o desenvolvimento de bebés e crianças mais felizes.

Em Janeiro deste ano vi de perto uma tragédia que muito me marcou.

 

Não me quero alongar muito nisso, mas colocou-me a pensar bastante na nossa vida e na perigosidade de alguns pequenos micro-organismos aos quais damos pouca atenção.

 

Não sou médica, mas de várias conversas com os pediatras dos meus filhos chego a uma conclusão geral e por todos entendida:

 

Os brinquedos e outros objetos utilizados por crianças tem de ser mantidos limpos e higienizados regularmente para prevenir a disseminação de doenças.

 

Existem diversas medidas que podem ser tomadas para garantir a limpeza desses itens e proteger a saúde das crianças.

 

Nada extraordinário! 

 

Manter os brinquedos e outros objetos utilizados por crianças limpos é fundamental para prevenir a disseminação de doenças e proteger a saúde das crianças.

 

As crianças são mais suscetíveis a infecções do que os adultos, especialmente até aos 3 anos de idade, porque ainda estão a desenvolver o seu sistema imunológico.

 

Pior ainda, tem tendência (o meu filho tem!) de colocar objetos na boca e tocar em diversas superfícies, o que aumenta o risco de contaminação por bactérias e vírus.

 

Falei com um amigo que tem uma empresa de limpeza (a Limpezas24.com) e ele deu-me umas dicas que coloco aqui para todos:

 

  • Objetos de plástico - os objetos e brinquedos de plástico podem ser limpos com uma solução de água e sabão neutro. Utilizar uma esponja macia ou um pano para limpar a superfície do objeto. Certificar-se de enxaguar bem com água limpa e deixar secar ao ar livre antes de reutilizar.

 

  • Objetos de madeira - devem ser limpos com um pano húmido e sabão neutro. Certificar de não encharcar o objeto com água, porque danifica a madeira. Se o brinquedo estiver muito sujo, usar uma escova de dentes (velha) macia para remover a sujidade. Depois de limpar, deixar secar ao ar livre.

 

  • Peluches - Os brinquedos de peluche podem ser limpos com uma solução de água e sabão neutro. Esfregar suavemente a superfície do brinquedo para evitar danificar as fibras. Depois de limpar o brinquedo, deixar secar ao ar livre antes de devolvê-lo à criança. Evitar colocar o brinquedo na máquina de secar a roupa, porque pode pode danificar o enchimento.

 

Além da limpeza regular dos objetos das crianças, existem outras medidas (de bom senso!!!) que podem ajudar a prevenir a disseminação de doenças. Lembrando:

Lavar as mãos regularmente

As crianças devem ser incentivadas desde cedo a lavar as mãos regularmente, especialmente antes de comer e depois de usar a casa de banho ou vir de fora de casa, mas os adultos também tem de fazer o mesmo! Especialmente antes de manusear os objetos, brinquedos ou comida das crianças.

 

Evitar compartilhar objetos pessoais

As crianças não devem compartilhar objetos pessoais, como escovas de dente, toalhas e talheres. Cada criança deve ter seus os próprios objetos para evitar a disseminação de doenças.

 

Evitar contato com pessoas doentes

As crianças devem evitar o contato com pessoas doentes. Os adultos também devem evitar levar as crianças para locais com muitas pessoas durante esses períodos (farmácias nunca!!)

 

É isto! Protejam-se 

 

2 comentários

Comentar post